sexta-feira, 14 de maio de 2010

Super Lula pode ser a solução dos problemas do EUA com Irã

EUA dizem esperar que Brasil leve mensagem de pressão ao Irã



O governo americano deu vários sinais nesta quinta-feira de que espera que a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Teerã, no fim de semana, represente o último passo na busca de diálogo antes da aplicação de novas sanções contra o Irã por causa de seu programa nuclear.
Em entrevista em Nova York, a embaixadora dos Estados Unidos na ONU (Organização das Nações Unidas), Susan Rice, disse esperar que Lula envie uma mensagem de pressão ao Irã.
Questionada sobre se a viagem do presidente brasileiro poderia obstruir os progressos nas negociações do P5 + 1 (grupo formado pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU mais a Alemanha) sobre sanções contra o Irã, Rice rejeitou essa possibilidade e disse que as discussões estão avançando.
"Nós sempre dissemos que esta é uma política de duas mãos, tanto com pressão quanto com oportunidade para diplomacia. Acredito que o progresso que o P5 está obtendo talvez fortaleça as mãos do presidente Lula no momento em que ele entregar uma mensagem a Teerã, que esperamos seja uma mensagem de que a pressão está aumentando", afirmou Rice.
"Caso (o Irã) continue a fazer escolhas erradas, a pressão vai aumentar", disse a embaixadora.
Em Washington, um funcionário do governo americano reforçou essa ideia e disse, em condição de anonimato, que "a visita de Lula talvez seja a última oportunidade de diálogo" sobre a questão nuclear iraniana.


Fonte: http://br.msn.com/

"Meu Deus tenho até medo do Brasil se envolver com esses loucos Iranianos "

Nenhum comentário:

Postar um comentário