quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Alimente-se bem


Por Nutricionista Cláudio Caetano

DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Ø Fracionar as refeições em 6 Vezes ao dia (Desjejum, Lanche da Manhã, Almoço, Lanche da Tarde, Jantar, Ceia) com intervalos de 3 horas de uma refeição para outra.

Ø Consumir diariamente e tentar incluir sempre que possível em todas as refeições porções de frutas e hortaliças, e se possível de forma variada.

Ø Preferir o uso de alimentos integrais como pães e biscoitos integrais e outros cereais integrais como granola. Estes assim como a aveia possuem fibras que regulam o transito intestinal, dão maior saciedade e consequentemente contribuem para evitar os excessos na alimentação.

Ø Consumir diariamente 2 Colheres de Sopa de Aveia em Flocos na vitamina, no suco, ou em outras opções.

Ø Consumir diariamente junto à salada, 1-2 colheres de sobremesa de azeite de oliva extra virgem.

Ø Consumir diariamente alimentos ricos em cálcio como leite e derivados.

Ø Evitar o uso em excesso de margarina, requeijão e óleos fritos, dar preferência aqueles que não contenham sal em sua composição ou que tenham o percentual de gordura reduzido. Estas informações são impressas na embalagem.

Ø Evitar o uso de embutidos e enlatados. Alimentos em conserva e outros.

Ø Evitar alimentos industrializados como biscoitos recheados, sorvetes, balas e guloseimas, pipocas e batatas industrializadas, macarrão instantâneo (miojo), sopas artificiais e outros. Estes alimentos possuem grandes quantidades de açucares simples e sal.

Ø Evitar a utilização em uma mesma refeição de alimentos ricos em carboidratos como, macarrão, arroz, batata, inhame, cuscuz, farinha ou farofa. Escolher sempre um ou outro como opção.

Ø Evitar as frituras, preferir carnes, ovos e outros, em preparações cozidas ou grelhadas.

Ø Evitar o consumo excessivo de carnes vermelhas, variar sempre com outros tipos de carnes brancas ou mesmo se possível por peixe 2 vezes na semana.

Ø Desprezar as gorduras visíveis no preparo e no consumo de carnes ( peles, gorduras, partes próximas aos ossos e etc.).

Ø Evitar o uso de temperos artificiais e muito gordurosos tais como tempero completo, sazon, caldo de kinó, e outros. Estes podem ser substituídos por temperos naturais como especiarias, legumes e verduras, tais como: cebola, alho, cheiro verde, pimenta do reino, orégano e outros.

Ø Consumir de 8 – 10 copos de água por dia.

Ø Fazer atividade física diariamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário