segunda-feira, 15 de março de 2010

CURIOSIDADES DO MUNDO ANIMAL


A Linguagem dos Gatos

No seu habitat natural os animais comunicam-se, com sua espécie e espécies diferentes, de várias maneiras:

- Cores,

- Demonstrações de ataque e defesa,

- Apresentação de unhas, garras, espinhos, cheiros, etc.,

- Expressões faciais,

- Danças,

- Emissão de sons.

Os animais domésticos, como o gato, revelam seus sentimentos e desejos através de gestos, movimentos e emissão de determinados sons.

Quem conhece bem os gatos, certamente consegue compreender sua linguagem sonora ou mímica.

* Face: pode exprimir prazer, dor, medo, aborrecimento, incomodo.

* Orelhas: Normalmente abertas e eretas, quando ficam murchas e encostadas na cabeça é sinal de perigo, é melhor ficar distante.

* Boca: Fechada, é sinal de calma, quando fechada mas dentes à mostra, pode significar ataque ou agressão eminente..

* Riso: Bocejo

* Mostrar os dentes: ameaça

* Cauda: Dá boas indicações do estado de espírito do gato. Normalmente ela é firme e para cima. Abaixo da anca, significa indiferença. Quando está ereta, significa confiança e alegria. Agitada de um lado para o outro é sinal de atenção, aborrecimento ou raiva.

* Pelos eriçados ao longo da linha dorsal e corpo arqueado: Sinais de raiva e em geral vêm reforçar o balanceamento da cauda.

* Esfregar o corpo nas pernas do dono: Afeição

* Sons: Podem emitir uma enorme variedade. Podem ser simples rosnados, miados delicados, grunhidos guturais, chiados, assobios zangados, lamentos e muitos outros.
Os gatos emitem sons para bajular, reclamar, intimidar, conversar, demonstrando quando estão com fome, zangados ou contentes. Há ainda os murmúrios que a gata utiliza para conversar com seus filhotes.

Chamados Felinos

Alguns gatos adultos, particularmente algumas raças como os siameses, são animais muito eloqüentes. Os cientistas identificaram 11 sons diferentes da vocalização dos gatos, mas na verdade deve haver um número infinito de miados felinos, e determinados indivíduos podem personalizar e adaptar os miados padrão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário