sexta-feira, 18 de março de 2011

A Polêmica Sobre a Construção da Escola



Nos últimos dias vi em alguns blogs e também conversei com uns colegas sobre a nova polêmica de Governador. A construção da Escola de Educação Infantil ao Lado do prédio que era a antiga Estação Ferroviária. O problema levantado em questão é que para a construção desta escola, estão quebrando a calçada do referido prédio, e como lá é um Patrimônio Histórico-cultural do Município, torna esse ato ilegal perante a Lei. Pois não se pode mudar a estrutura do mesmo.

Na minha humilde opinião, acho que esta discussão é no mínimo um exagero. Eu acho que a partir do momento em que se construiu o Largo da Folia que também foi construído dentro da área protegida por Lei.


Veja abaixo o trecho que fala sobre a área protegida:


III - O imóvel equivalente a 2 KM (dois Quilômetros) da linha férrea localizado dentro do perímetro urbano, sendo 1 KM a partir da Estação Ferroviária no sentido cidade/Mossoró e 1 KM partindo do mesmo ponto no sentido esta cidade/Caraúbas, inclusive o terreno medindo 10 metros de largura em cada lado do referido trecho.


E também quando pintaram o prédio de azul, mudando assim as cores características do Patrimônio.


Em conversa ontem com os amigos e também blogueiros Ernando e Charles, eles comentaram que o que não pode é mudar a estrutura, mas fazer reformas sem mudar a estrutura é permitido. Aí fiz o seguinte questionamento: “será que é permitido reformar as pirâmides do Egito? Imagina só elas com tijolinhos desses de hoje em dia. ‘’ imagina a Muralha da China pintada das cores do Presidente Chinês?


Essa questão ainda dará muito que falar, só quis mostrar aqui um pouco sobre o que eu acho dessa polêmica toda, mas como não entendo muito de Lei, não sei se tenho no mínimo um pouco de razão. Veremos o que vai acontecer. Será que vão parar a construção da escola por causa de um Patrimônio Histórico-cultural que na “minha opinião” já foi modificado?


Particularmente torço para que as obras não parem e que a Escola seja construída. Enquanto essa questão não é resolvida, resta a população continuar se perguntando, pode ou não pode?


2 comentários:

  1. Vejo muitas postagens nos blogs Dix septiense, divulgando as ações da Prefeitura Municipal, agora queria fazer uma pergunta: Por que a assessoria de comunicação do nosso município não se manifesta, ou solta alguma NOTA para a população para explicar a atual situação das águas das chuvas que é um grande problema na ruas onde está sendo construída a tão sonhada ESCOLA MODELO? Aliás; pode ou não pode construir a escola, derrubando parte de um patrimônio histórico cultural? com a palavra a ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO MUNICÍPIO DE GOV. DIX SEPT ROSADO - RN.

    ResponderExcluir
  2. "e tbem pintaram o prédio d azul..." e na gestão passada tbem nao foi pintado? esqueceram, foi? o povo besta!

    ResponderExcluir